Autoconhecimento, Arte e Cultura
O eixo "Autoconhecimento, arte e cultura" engloba projetos, atividades e cursos que possuem como foco principal o apoio e desenvolvimento de expressões culturais diversas, geração de trabalho e renda, equidade étnico/racial, de classe, gênero e sexualidade, garantia de direitos dos territórios tradicionais/ancestrais, patrimônio material e imaterial, popular e descolonial, terapias integrativas, holísticas e espiritualidade para saúde e o bem estar social.
FIM DE TARDE NA FLORESTA
Todo domingo acontece no campus da Escola da Natureza o evento chamado "Fim de Tarde na Floresta". Um encontro comunitário com palestras, atividades de educação ambiental, venda de quitutes vegetarianos, bazares e música. É um evento gratuito que une moradores, visitantes e dá voz a representantes de movimentos socioambientais da região. Uma oportunidade também de criarmos um campo de empreendedorismo social, apoiando a comunidade local.
Os quitutes são oferecidos por um grupo de 9 mulheres da comunidade vizinha, o Caubi, que está situado em uma região quilombola da Península de Maraú. Elas se alternam a cada domingo e incrementam a renda familiar com a venda dos lanches nesse evento. Também criamos espaço para que elas contem um pouco da própria história e da comunidade em que vivem.
A cada semana organizamos uma programação de palestras ou vivências em conjunto com alguma apresentação artística, como música e/ou dança. É um momento que falamos sobre os nossos acordos e trocamos conhecimentos entre os moradores da vila. Nessas palestras e bate papos, representantes de movimentos sociais têm espaço para expor suas visões e questões que atravessam.
DANÇA CIRCULAR
A Escola da Natureza promove a dança circular ofertando cursos e vivências de formação de novos focalizadores. Nos unimos aos bailes de domingo no centro UNAH, e também fizemos rodas menores em nosso campus e incentivamos a propagação do movimento por outras comunidades.
As danças circulares levam a uma vivência de totalidade, de cooperação, harmonia, bem-estar, facilitando o contato e a conexão entre as pessoas, utilizando-se de sons e movimentos que muitas vezes recriam aqueles que podem ser observados na Natureza. São uma expressão artística que sempre esteve presente na história da humanidade - nascimento, casamento, plantio, colheita, chegada das chuvas, primavera, morte - e refletiam a necessidade de comunhão, celebração e união entre as pessoas.
Oferecemos também o retiro "Danças Circulares Natureza e Comunidade", um curso que conta a história desta vila e das danças que cultivamos por aqui. Uma experiência de formação em Dança Circular em que é possível aprender a focalizar rodas e levar essa magia para outras comunidades e regiões.
MARACATU ESTRELA DA SERRA
O grupo de Maracatu Estrela de Serra realiza seus ensaios semanais e novas iniciações aqui em nosso campus. Os instrumentos também ficam guardados na nossa Oca em espaço adequado.
Esses ensaios são abertos para quem quiser assistir. Mensalmente é realizado um ensaio aberto no evento "Fim de Tarde na Floresta" e promovemos ações de apoio ao coletivo.
YOGA
Praticamente em todas as manhãs temos aulas de Yoga oca natureza. São aulas oferecidas por moradores da ecovila e estão incluídas na programação extra da Experiência Comunitária e do Programa Trabalho e Vida.
LEITURA DE AURA
A Leitura da Aura tem um papel importante na história de Piracanga. Foi aqui que nasceu a Escola da Aura que hoje tem sede em Alto Paraíso de Goiás. É uma técnica terapêutica de limpeza e proteção energética que também ajuda a potencializar habilidades, como: paciência, criatividade, compaixão, amor e etc.
O objetivo é ter uma compreensão mais clara sobre sua atuação no mundo através da percepção consciente das dinâmicas que vivem no inconsciente, e aprender a separar suas energias das energias que não lhe pertencem.
Realizamos retiros de Leitura de Aura nível 1 Natureza, um curso de 9 dias em que a Meditação das Rosas e as técnicas de leitura são ensinadas junto com um trabalho profundo de autoconhecimento que acontece através do estudo dos chakras.