RECICLA PIRACANGA

SERVIÇO DE GESTÃO DE RESÍDUOS & COMPOSTAGEM EM PIRACANGA

Porque participar?

✅ Sua participação garante que seus resíduos estarão recebendo o destino mais adequado, evitando a contaminação do solo e de cursos d`água em Piracanga.

✅ Sua contribuição ajuda a tornar viável essa atividade em Piracanga e para todos os envolvidos no processo.

❌ Resíduos descartados na comunidade do Caubi ou qualquer localidade de Maraú serão recolhidos pela prefeitura e destinados para um lixão bastante precário que fica em uma área de manguezal e boa parte desses resíduos podem chegar no rio e no mar.

❌ Resíduos sujos e misturados não podem ser reaproveitados ou reciclados, e tendem a se acumular gerando a proliferação de ratos, baratas, moscas e outros patógenos.

✅ Ao participar você fortalece a cultura de cuidado com a natureza e tratamento consciente dos resíduos em nossa ecovila.

Reciclando

2010:

Início do projeto de separação dos resíduos em Piracanga. João Viana, fotógrafo da natureza e então morador da ecovila, começou a receber e organizar os resíduos de toda a vila e centro holístico de forma voluntária.

2013:

Com o nascimento da Escola da Natureza, essa atividade foi incorporada pelo grupo que também realizava a compostagem dos resíduos orgânicos produzidos na ecovila e centro holístico. Foi nessa época que foi criado o Centro de Permacultura e muitos dos acordos ambientais de Piracanga.

2022:

Com o fim da pandemia, o encerramento da Comunidade Inkiri e a reestruturação do Centro Holístico, a gestão do projeto foi assumida por Mafê Picotez.

2024:

Com a saída de Mafê, o projeto voltou a ser incorporado à Escola da Natureza.

Vale ressaltar que muitas pessoas já dedicaram bastante energia para ancorar esse projeto em Piracanga: Maíra, Raphaela, Paulina, Rosário, Janaína são alguns nomes que contribuíram fortemente para o desenvolvimento deste trabalho prático e pela cultura que foi criada em nossa ecovila, e que hoje para se manter, precisa do envolvimento e dedicação de todos que escolhem viver aqui em Piracanga.

IMG_7677.HEIC

Indicadores

toneladas

de resíduos orgânicos compostados

toneladas

de resíduos recicláveis e não recicláveis receberam o tratamento correto

Reciclando

Educação Ecopedagógica

O centro de coleta seletiva é também um espaço educativo.

O momento de entrega dos resíduos é um momento de tomada de consciência sobre os impactos do nosso consumo e da importância do descarte ser feito de forma adequada.

Separamos os materiais para:

1- Reduzirmos a produção de resíduos;

2- Os diferentes materiais serem reaproveitados dentro da comunidade;

3- O que não pode ser reaproveitado ser encaminhado para reciclagem;

4- Que os rejeitos sejam descartados da melhor forma possível. Nessa ordem de prioridade.

O empório Frutos da Terra e a organização das feiras semanais em Piracanga sempre tiveram o foco de, além de facilitar a vida dos moradores, reduzir o volume de embalagens trazidas para a ecovila. Não usamos sacolas descartáveis e reduzimos ao máximo o uso de qualquer embalagem plástica nesses espaços de comércio.

E para que tudo isso aconteça, você precisa fazer a sua parte.

horarios.png